Design gráfico para quem não é designer? Sério?
É realmente uma TRISTE realidade “promovida” em posts, banners, imagens e animações a rodar por todas as redes sociais e mais além. Anúncios de plataformas com um atrevimento tão insultuoso são inqualificáveis.
Porque o design é uma merda qualquer e os designers uns tontos?
O designer é um profissional que cumpre, segue regras e exerce a garantia da mensagem focada, objetiva, atraente, interativa, integral e funcional. CONSTRUÇÃO gráfica com propósito.
Design para quem não é designer? Claro que sim. Por amor da Santa!
“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.”
— Steve Jobs
Sempre serei designer (gráfica). IADE 1998, com muito orgulho. O tempo passa, os projetos, as funções, os cargos mudam. Mas, o saber não.
O corrupio das redes sociais, de conteúdos chave na mão. AS APP ‘S FAÇA VOCÊ MESMO!… Não são mais do que MARKETING DIGITAL PARA TOTÓS. Os números, os números, os números e mais números levam a um despropósito visual de consumo por vezes desprezível e falta de números.
Além de pobre e desprovido de qualquer função (ruído puro). Algo como o Zé Cabra a tocar o dia todo no teu telefone, computador, etc… é?… Pois…
Design gráfico é construção visual proposital. Uma peça gráfica é o resultado da gestão da criação de conteúdo conceptual, imaginado, mas construído.
Clareza e eficácia visual. As App ‘s DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER, não sabem que fundo vermelho com lettering laranja só magoa os olhos, por faz impressão. Azul escuro sobre preto é só estupido… etc… etc…
Mesmo sendo o receptor potencialmente pouco exigente, atendemos à necessidade de instruir todos os que vêm, ok?
Assistir à destruição do design gráfico pelo “marketing digital”, chamando-lhe evolução é no mínimo muito, mesmo muito ofensivo para as duas disciplinas.
Graças à popularização do IT, dos computadores, smartphones, redes sociais, APP ‘s XPTO, Plataformas gratuitas, que são “Compradas” pelos tão reconhecidos “empreendedores” e novos remuneradores de serviços; VOMITAM-SE “OBRAS” GRÁFICAS, INQUALIFICÁVEIS.
Designer amador ou profissional? Design para quem não é designer. Sério?
Por muito tempo, o design gráfico era realmente algo distante da maioria das pessoas; o domínio não só das técnicas e das ferramentas, o investimento financeiro considerável de softwares era pesado. Cada programa de design adotava uma experiência de uso bem diferente… sim. Belos tempos! Todos sabíamos o que era e fazer artes finais, como ainda sei e faço sempre que é preciso.
Evoluímos. Imenso.
“…Hoje, você pode produzir artes visuais com acabamentos incríveis mesmo sem ser um especialista na área — e sem pagar nada por isso…”? 🤮🤢
Plataformas mais intuitivas sim. Mas… por Amor da Santa, PARA PROFISSIONAIS.
RESPEITO.